51 3021.3300
Ligue e faça seu pedido ou orçamento.
Acesse para economizar
tempo e dinheiro.

FABRICAÇÃO DE PORCAS

As modernas técnicas de fabricação de porcas utilizam máquinas bastante complexas denominadas de CONFORMADORAS DE PORCAS A FRIO DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS.

São máquinas projetadas especificamente para a produção de porcas e peças similares a partir do fio máquina. O fio máquina é um aço laminado redondo em rolos de até 1000 kg ou mais, constituindo uma matéria prima adequada para produções em massa, em grande velocidade.

As conformadoras de porcas a frio possuem 5 matrizes para conformar e um mecanismo de transferência que gira a peça 180º entre as matrizes, possibilitando a sua conformação em ambas as faces e conseqüente melhoria nas características físicas da porca.

As porcas saem da máquina prontas para serem transferidas para as máquinas que vão executar a rosca.
Devido ao processo de conformação a perda de material é de somente 5 a 10%, dependendo do tamanho da porca.

FORMAÇÃO DE PORCAS A FRIO

As conformadoras de porcas a frio recebem fio máquina em rolos. O processo de conformação se inicia com o corte, por cizalhamento (fig.1). O comprimento do corte para se fabricar as porcas é normalmente menor que o diâmetro do material de entrada. O cortador se desloca para cima, cizalha o material e coloca a peça em frente da primeira matriz localizada acima do cortador fixo.
Nesta posição, o pino que controla o comprimento do material torna-se o primeiro punção e desloca a peça para dentro da primeira matriz. Aqui o material é recalcado (fig.2) formando uma peça com as faces perfeitamente paralelas. Seguem-se três golpes de formação.

1º golpe: (Fig.3) Inicia-se a conformação da porca em 6 pontos laterais e simultaneamente a peça é comprimida nas duas faces.

2º golpe: (Fig.4) A porca é transferida para outra matriz iniciando-se a conformação do furo e a continuação de conformação do sextavado.

3º golpe: (Fig.5) A porca é conformada atingindo assim a sua forma final.

Após o 3º golpe um punção perfura a porca de lado a lado, estando ela então pronta para receber a rosca. (Fig.6)